A VÁRIAS PARTES DE UM SISTEMA OPERACIONAL
Sabe-se que um Sistema Operacional de um Computador é usado ao mesmo tempo, por várias pessoas, o que demonstra a sua versatilidade e ao mesmo tempo, sua complexidade.São milhões de linhas de instruções, elaboradas por profissionais da programação. Com o objetivo de tornar os Sistema Operacionais mais fáceis de serem escritos e compreendidos, são construidos como módulos, tendo cada módulo a responsábilidade por uma função. Os módulos típicos em um grande SO multiusuário geralmente são:
• Núcleo (Kernel em inglês - também conhecido como "executivo")
• Gerenciador de processo
• Escalonador (Scheduler, em inglês)
• Gerenciador de arquivo
O NÚCLEO - UM EXECUTIVO EM TEMPO-REAL
O núcleo de um "SO" é também conhecido como EXECUTIVO em tempo real. As funções por ele executadas são:
Chaveamento entre programas;
Controle e programação de dispositivos de Hardware;
Gerenciamento de memória;
Gerenciamento de processos;
Escalonamento de tarefas;
Comunicação entre processos;
Processamento de exceções e de interrupção.
No inicio do presente Tema, falamos sobre o Sistema de Monitoramento, e agora retornaremos a ele, dizendo as suas funções não exigem tanta complexidade como acima relacionada, pelo fato de ser um Sistema "Mono-tarefa", ou seja, executa apenas um programa. Assim sendo, não precisaria "processar permutas" entre mais de um programa ou autorizar a comunicação entre outros "programas" - Comunicação entre processos. Sua própria gerência de memória seria desnecessária, tendo em vista "que o programa já reside permanentemente em ROM ou EPROM - uma forma especial de programa de memória ROM.
Agora, um Sistema Operacional criado para manejar um grande número de usuários, necessitaria de um núcleo para executar todas as funções necessárias, conforme descritas acima. Normalmente esse Programas são armazenados em disco, e precisam ser carregados na memória antes de serem executados. Assim, surge a necessidade de gerência de memória, "já que a memória do computador precisaria ser pesquisada para localizar uma área livre para carregar um programa na mesma. Ao ser encerrada a execução do programa, a memória consumida deverá ser liberada, tornar-se disponível para outro usuário quando solicitado.
GERENCIAMENTO E ESCALONAMENTO(Scheduling) de processos também se fazem necessários, para que todos os programas possam ser executados satisfatóriamente. Não existe possibilidade de um programa ser "executado numa área de extensão," negando o funcionamento de um outro programa, criando uma espera impossível para outros usuários. Adicionalmente, alguns programas poderiam precisar ser executados mais frequentemente que outros, que é o caso das checagens de comunicações de rede - Internet, ou imprimindo. Algumas vezes, alguns programas precisam ser suspensos temporariamente, e serem posteriormente reiniciados, assim introduzindo a necessidade da comunicação "inter-programas."
EXERCICÍOS PROPOSTOS:
1.Qual o outro nome conhecido do Núcleo?
2.Como você classificaria o SISTEMA OPERACIONAL?
3.Qual a diferença entre um sistema "mono-tarefa e outro multi-processo?
4.Qual a diferença entre Memória ROM e ou EPROM?
5.No o seu entendimento, o que é um "PROCESSO" dentro "SO?"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário